Informações técnicas da usina solar FPTE

Para estudantes, engenheiros e interessados


Incidência solar

Lins recebe uma incidência solar anual média de 5,43 kwh/m2 dia.

Seção fotovoltaica

A conversão de energia solar em elétrica é realizada através dos 1680 painéis solares que compõem a planta. Cada um dos painéis solares possui 72 células fotovoltaicas, que entregam 330wp de potência. O modelo utilizado é o SunEdison F330BzC. As curvas de rendimentos e as tensões de operação podem ser obtidas na folha de dados do fabricante.

Folha de dados


Montagem dos paineís

Os painéis são montados em uma estrutura de aço e alumínio, cuidadosamente alinhadas para manter os painéis com a sua face de captação apontadas para o norte. A inclinação de 15 graus é utilizada para otimizar a máxima captação da luz solar. Da mesma forma, o espaçamento dos painéis evita que um projete sombra sobre os que estão instalados na linha de trás. Cada conjunto de 20 painéis eletricamente conectados é chamado de “String”.

Planta baixa da usina


Inversores DC/AC

Os inversores converter a energia elétrica em corrente continua em corrente alternada. São utilizados 17 inversores da fabricante Fronius, modelo Eco, de 27kw cada. Trata-se de inversores de alto rendimento, específicos para montagem ao tempo (IP66), instalados diretamente abaixo dos painéis solares para minimizar a utilização de cabeamento no circuito DC. Os inversores são dotados também de interface de comunicação em rede, o que permite monitorar remotamente o seu desempenho, armazenando os dados para consultas futuras.

Folha de dados